O que são Decisões Estratégicas
Home  I  Índice   I  Livros  I  Links   I  Download   I  Quem Sou   I  Fórum Log

 
O que são Decisões Estratégicas
 
Pensamento Estratégico e Decisões Estratégicas     
 
O que é o Pensamento Estratégico

Seja um executivo, consultor, gerente ou consumidor, no mundo atual você precisa analisar o ambiente a sua volta para tomar boas decisões e ter bons resultados. Para isso, você precisa pensar estrategicamente. Há muitas ferramentas que ajudam o seu pensamento analítico e estratégico, e este site oferece alguns insights, teorias e modelos para este fim.

Mas o que é pensamento estratégico? Ele envolve analisar os problemas e as oportunidades a partir de uma perspectiva ampla, pensando no longo prazo e compreendendo o impacto de suas ações sobre os outros e vice-versa. Como todo mundo, você rotineiramente se depara com situações complexas e problemas difíceis. Seu trabalho é lidar com essas situações da melhor forma possível, usando as informações que você tem. Em um mundo ideal, você tem acesso a todas as informações que precisa para enfrentar estes desafios, porém na prática você tem apenas uma quantidade limitada. O pensar de forma estratégica ajuda a superar essas limitações.

O pensamento estratégico é uma habilidade poderosa e valiosa que aumenta as chances de sucesso nos seus projetos profissionais e pessoais. Quando você pensa estrategicamente, você gera benefícios importantes, como (1) desenvolver planos de longo prazo com mais eficiência ao antecipar o inesperado, (2) avaliar se deve competir ou cooperar com concorrentes e (3) visualizar a cadeia de reações para maximizar seus resultados. Ainda, consegue alinhar as ações com os demais interlocutores, se comunicar melhor, ganhar compromisso e promover a cultura do planejamento. Com as habilidades de pensamento estratégico, você tem um guia simples e abrangente com táticas, ferramentas e estudos de caso.

Existem várias teorias e técnicas para desenvolver esse tipo de raciocínio. Como exemplo, o curso online da Harvard Business School chamado Strategic Thinking destaca as sete habilidades dos melhores estrategistas: entender o quadro geral (big picture), ter claro os objetivos estratégicos, identificar os padrões, relacionamentos e tendências, pensar criativamente, analisar informações, priorizar as ações e assumir os trade-offs [1]. Já Denise Cummins, no livro Good Thinking - seven powerful ideas that influence the way we think apresenta sete métodos que ajudam a ter um melhor julgamento: escolha racional, julgamento moral, raciocínio científico, lógica, solução de problemas, raciocínio análogo e teoria dos jogos [2].

Geralmente, as publicações voltadas ao tema usam modelos mentais muito bem estruturados. O objetivo deste site é adicionar ao seu framework do pensamento estratégico uma poderosa ferramenta, chamada Teoria dos Jogos, que é especificamente útil para aprimorar o seu raciocínio nas situações de competição e cooperação. Além dela vamos incorporar os conceitos da Economia clássica, Economia comportamental, Teoria das Decisões, entre outras. Mas antes de explicar esses temas propriamente ditos (no capítulo 2 em diante), é importante abordar um pouco mais sobre o processo decisório no raciocínio humano para poder explicar o que é uma Decisão Estratégia e, por fim, o que é significa a palavra Estratégico(a) no mundo da Teoria dos Jogos.

O que é uma Decisão Estratégica

Preste atenção sobre o seguinte. Pensar estrategicamente significa decidir estrategicamente. Decidir significa fazer uma escolha, escolher significa selecionar um item de um menu de opções. Como em um restaurante, você quer decidir o que comer, então pede o cardápio e escolhe um dos itens do menu. A figura abaixo apresenta os três tipos de escolhas que rodeiam o nosso cotidiano [3]: (1) a escolha com certeza, (2) a escolha com incerteza probabilística e (3) a escolha com incerteza estratégica.



A escolha com CERTEZA ocorre quando os itens do menu de opções são finitos, com preferências e conseqüências bem definidas e racionais. Como no exemplo do restaurante, você pode escolher entre carne, frango, peixe ou massa. A decisão até pode ser difícil ("oh céus, tudo parece bom"), mas depende exclusivamente do seu gosto. Para aumentar os subsídios para tomada de decisões, você até pode consultar o garçon sobre o prato mais popular ou verificar indicações nas redes sociais.

Outras escolhas podem ser menos triviais, como comprar um carro. Imagine que você tem duas opções. O carro A é mais barato, porém não possui um motor tão potente e alguns opcionais porta-treco para seus filhos. O carro B é mais caro, possui os acessórios desejados, mas não existe na cor que você gostaria, além de gastar mais combustível. Existe um trade-off a resolver. Você recorre a alguns conceitos que aprendeu nas aulas de Teoria das Decisões e usa o modelo de elencar atributos e atribuir pesos e notas a cada um deles. Idem para comprar roupas, imóveis ou decidir qual o melhor resort na praia para o próximo verão. Assim você cria um modelo de decisão. Por mais difícil que possa aparecer, a "escolha com certeza" é o tipo de decisão mais fácil - depende apenas de você, suas preferências e seus modelos.

A escolha com INCERTEZA PROBABILÍSTICA ocorre quando há certo grau de probabilidade de ocorrer um evento. Aqui entram em ação alguns conceitos de risco, chance e utilidade esperada. Para decidir se você sai de casa com guarda-chuva, você verifica a previsão do tempo e a probabilidade de chuver. Assim você pode decidir se corre o risco de levá-lo a toa se não chover, ou não levá-lo e se molhar se chover. Outros raciocínios similares são usados em jogos de azar ou loteria.

Nosso foco de estudo para este livro é o terceiro tipo. A escolha com INCERTEZA ESTRATÉGICA ocorre quando o resultado da sua decisão individual é dependende da decisão individual de outra pessoa. Talvez o exemplo mais simples seja o jogo do Par ou Impar. Você decide Par e precisa escolher um número de 0 a 5 para colocar. Como sabemos, não importa apenas o número que você coloca, e sim do número que você e o seu adversário colocam. O resultado depende da soma dos números de ambos jogadores, e não apenas do seu número (seja Par ou Impar). Se você não quer depender da sorte, a sua decisão depende da crença do que o outro jogador vai colocar. Confiando que ele vai colocar Par, então você deve colocar Par. Se achar que ele vai colocar Impar, então deve colocar Impar para que o resultado seja Par.



O xadrez é um jogo mais sofisticado que possui a mesma dinâmica de raciocínio. Os bons jogadores pensam várias jogadas a frente antes de tomar a decisão do próximo movimento. Não importa a sua jogada isolada apenas, o resultado depende da reação do meu adversário. A combinação de movimentos é que vai gerar o ganhador. Esse tipo de escolha também tem uma componente de Incerteza (não depende de um ranking individual de preferência) e uma componente Estratégica (a incerteza não é aleatória e sim deliberada por uma outra pessoa).

Como conclusão, podemos dizer que uma Decisão Estratégica é aquela cujo resultado desejado depende da combinação de escolhas dos tomadores de decisão. Em outras palavras, dizemos que existe uma interdependência de decisões. Como você verá mais para frente, são estes tipos de situações interativas que utilizamos a Teoria dos Jogos para analisar e obter insights. Forneceremos exemplos reais mais palpáveis ao longo do livro, e você perceberá que estudar as Decisões Estratégicas (ou Situações Estratégicas) melhorará o seu Pensamento Estratégico.
 
 

[1]: Curso Strategic Thinking, Harvard Business Review, link http://ww3.harvardbusiness.org/corporate/demos/hmm10/strategic_thinking/get_started.html
[2]: Good Thinking, Denise D. Cummins, 2012, Cambridge University Press. Em inglês os sete métodos são Rational Choice, Moral Judgment, Scientific Reasoning, Logic, Problem Solving, Analogical Reasoning e Game Theory.
[3] Michael Allinghan, Choice Theory, 2002, Oxford University Press


Comentários: [Deixe seu comentário] [Ocultar comentários]
  Clique aqui para ler os comentários feitos sobre este post


Deixe seu comentário sobre este artigo
  • (atenção com maiúsculas e minúsculas)
  • Should be Empty:
 
 
 
 
 
Follow teoriadosjogos on Twitter
 
Deixe seu comentario
 
Explore no site:

Artigos
Livros
Links
Download
Quem sou eu
Forum de Discussão
 
 
 


Direitos Reservados Fernando Barrichelo